Egressos

Camilla - Egresso

Nome: Camilla Ribeiro Farias
Cidade: Campina Grande
Estado: Paraíba
Graduação: Enfermagem

Você fez estágio durante a graduação? Se fez, qual a importância dele para a sua carreira profissional?

Camila: Sim, além dos estágios supervisionados obrigatórios pela grade curricular do curso da FCM, estagiei de forma extracurricular no Hospital Pedro I, durante três meses, passando por todas as alas (Clínica Médica e Cirúrgica), assim como na emergência do hospital. É relevante que todo profissional da área de Saúde busque fazer estágios durante a graduação, pois é uma forma de enriquecimento profissional, colocando em prática tudo o que foi abordado durante o curso e adquirindo novas experiências. Com certeza toda experiência que obtive durante estes estágios foram essenciais para o desenvolvimento da minha carreira profissional, passando mais segurança no dia a dia e a certeza da profissão escolhida.

Como você conseguiu o primeiro emprego na Facisa/FCM?

Camila: No dia da minha Colação de Grau (30 de janeiro de 2010) fiquei sabendo que a Instituição estava abrindo uma seleção de profissionais para atuarem na Clínica Escola da FCM e que havia apenas uma vaga para enfermeiro em Bloco Cirúrgico. Fiquei bastante interessada pela seleção, visto que já fui monitora de Bloco Cirúrgico durante a graduação e me identifico com esta área de atuação. Os interessados passaram por um longo processo de seleção, quando foram realizadas provas teórica e prática, além de avaliação psicológica e curricular.

Como você avalia o mercado de trabalho na área de Enfermagem? Até que ponto a formação acadêmica do profissional reflete na questão da empregabilidade?

Camila: O mercado de trabalho se encontra competitivo, não existindo vagas em quantidades suficientes para atender a demanda de profissionais formados. Outro fator que influencia é a falta de profissionais qualificados. A graduação é apenas o primeiro passo para ingressar no mercado de trabalho. É durante o curso que o profissional deve buscar sempre se qualificar e se profissionalizar (formação contínua) para atender às necessidades do mercado e fazer o diferencial.